Cortiça natural Vs. Tech Cork

A cortiça natural é uma espécie de "tecido" 100% vegetal retirado da casca do Sobreiro, árvore encontrada em grande parte no sul da Europa, especialmente em Portugal.

Ela pode ser considerada um dos materiais mais nobres usados nos instrumentos de sopro, pois um Sobreiro demora cerca de 25 anos para poder ser descortiçado pela primeira vez e esse processo só pode ser refeito a cada 9 anos em média!

É tradicionalmente usada nos tudéis de sax, nas junções de clarinetes e tantas outras aplicações por permitir o ajuste simples com uma lixa.

Para aumentar a durabilidade, é recomendado manter a cortiça dessas partes sempre com uma graxa específica de base natural

Mas e a tech cork, o que é!?
A tech cork é uma espécie de liga de borracha com cortiça portuguesa. É extremamente resistente e nos instrumentos usamos geralmente em calços que possuem parafuso de regulagem ou então algumas chaves que não podem "ceder" na altura com o passar do tempo.
A tech cork é bem mais dura de lixar, por isso recomendamos que o técnico tenha sempre diversas espessuras disponíveis na bancada.

A durabilidade da tech cork também é maior e a única desvantagem é que ela pode deixar um pouco mais de barulho com o passar do tempo.

O bom técnico sabe usar cada modelo no lugar certo!

Previous
Previous

Sapatilhas em estoque?

Next
Next

Sapatilhas de clarinete